Páginas

RSS

Salariômetro

FilipeKvi Filed Under: Marcadores:
Em um mundo perfeito, o salário seria como o pênis. Não que eu vá comprar coisas com pênis, até porque eu não curto um órgão reprodutor masculino, mas digo no sentido de “intimidade” da parada. Homens, por natureza, não ficam comparando o tamanho dos seus respectivos membros. Eu não quero saber quanto o meu melhor amigo tem de diâmetro e tamanho e, aposto que ele também não quer saber quanto eu tenho, porque estaríamos falando de um constrangimento enorme. Gostaria que fosse o mesmo com salário.
As pessoas tem uma curiosidade incrível em relação a quanto você ganha. Amigos principalmente. Não que eu tenha que esconder de alguém o quanto eu ganho, mas é bem chato quando alguém fica “cara, quanto você recebe lá no trampo”? Dá a impressão de que a pessoa quer competir e se eu falar que ganho X ela vai dizer “pois é, eu ganho 3X, chupe meu ovo esquerdo”. Eu não gosto disso. Não acho essa uma vibe correta.
Mas, é sempre bom saber quanto um profissional da minha área ganha nos demais estados. Isso dá uma base boa para responder aquela famosa e constrangedora pergunta das entrevistas de emprego: “qual a sua pretensão salarial”?
Pensando em como responder essa pergunta, o Governo de São Paulo resolveu lançar um site chamado Salariômetro.  A idéia é bem simples: saber qual a faixa salarial média da sua profissão em todos os estados do Brasil.
Pra quem está começando agora, recém-formado e procura um emprego com carteira assinada (ou não) o Salariômetro ajuda, a saber, quanto ganha o profissional da sua área através de determinados filtros.
Como exemplo, busquei saber quanto ganha um redator publicitário, entre 18 e 24 anos, formado, em todo o Brasil. O resultado foi:

salariômetro que é http://www.salariometro.sp.gov.br
To rico!

Não vejo uma utilidade muito maior do que isso e, acredito até, que esse salariômetro provavelmente foi obra de algum programador que queria colocar algum trabalho no ar. O visual é bem feinho, uma coisa bem “web 1.0” com aquela moeda de real girando insistentemente na sua tela. A questão da utilidade também na vai além dessa que citei acima.
Mas fica aí a dica, pelo menos pela diversão, ou tristeza, em saber que no resto do país qualquer um ganha mais do que você. Ou não.
Se você quer saber qual é o salário médio da sua profissão, acesse o site Salariômetro:  http://www.salariometro.sp.gov.br

edit post

1 Response to "Salariômetro"

  1. Anônimo Says:
  2. legal a idéia! belo post =)

Postar um comentário

Mensagens de conteúdo ofensivo serão apagadas.