Páginas

RSS

Carnaval epidêmico

Olívia Ohana ;) Filed Under: Marcadores:
Lumus ~#
Oooi gente, já tava com saudades de postar por aqui, mais enfim, não deu ;)
   Agora, depois do carnaval ninguém quer mais nem saber de lobo mal ou de vale night, querem agora é curtir sua vida extressante e progamar a aguardar anciosamente o próximo feriado, e tals. Agora sem mais enrolar, falar aqui sobre a tal praga da dança: Foi em Julho de 1518, lá em Estrasburgo, na Alsácia o people teve um carnaval não tão feliz. E esse 'canaval indesejado e fora de época' durou até setembro.
   Uma mulher, tadenha começou a dançar e só conseguiu parar no 6º dia, onde mais de 30 pessoas já estavam seguindo seu ritmo dançante. Com um mês desse eterno carnaval, já estavam eles com 400 pessoas nada felizes e daçando! Os que não dançavam, ficaram perplexos pra vida inteira. Isso poderia ser apenas uma lenda, mais esse fato foi estudado 490 anos depois de acordo com anotações de médicos, sermões, crônicas locais e atas do conselho de Estrasburgo. Umas das teses é que os alsacianos ingeriram um tipo de fungo (Ergot fungi), um mofo que cresce nos talos úmidos de centeio, e ficaram doidões. Comer pães embolorados até causam alucinações, mais não a dança.
   O sociólogo Robert Bartholomew propôs a teoria de que o povo estava na verdade cumprindo o ritual de uma seita herética. Mas Waller repete: há evidência de que os dançarinos não queriam dançar (expressavam medo e desespero, segundo os relatos antigos). E pondera que é importante considerar o contexto de miséria humana que precedeu o carnaval sinistro: doenças como sífilis, varíola e hanseníase, fome pela perda de colheitas e mendicância generalizada. O ambiente era propício para superstições.
   Simplificando,ou não,  pode ser que eles acreditam que isso foi uma praga lançada a eles, que acabou afetando a quase todos, “enfermidade psicogênica de massa”, uma histeria coletiva precedida por estresse psicológico intolerável. E quando não morriam dançando, morriam de ataque cardíaco, derrame ou exaustão. Triste não?

Peguei daqui amore

poisé gente, vim avisar que eu posso demorar ainda mais a postar aqui, porque vou ter que assumir outro blog, mais o seize it nunca sairá do meu coração e sempre que puder, passarei aqui
i love uu <3
Nox ~#

edit post

0 Responses to "Carnaval epidêmico"

Postar um comentário

Mensagens de conteúdo ofensivo serão apagadas.